Marca: Vale a pena investir?

Atualizado: 25 de Abr de 2019

Se você chegou até esse post e tem essa dúvida, ótimo! É com você mesmo que eu quero falar.


Como uma agência de Branding e Design, uma das maiores dificuldades que encontramos hoje quando abordamos nossos prospects é conseguir mostrar que colocar dinheiro no desenvolvimento da sua marca é um ótimo investimento! Pronto, já respondo de cara a dúvida.


Com raras exceções, as empresas brasileiras, sejam elas MEIs, PMEs ou até mesmo grandes empresas, não enxergam o valor da marca. Esse comportamento costuma ser mais presente nas pequenas empresas. Nelas, o investimento na marca tende a ser colocado em último lugar na lista de prioridades, enquanto deveria ser a ÚNICA prioridade.


A MARCA NÃO SE RESUME AO LOGO


Se você acredita que investir na sua marca se resume a ter um logo e um website, eu tenho péssimas notícias: você está completamente enganado(a). Investir na sua marca é investir em como você deseja que o consumidor perceba a sua empresa. Isso significa que você precisa transmitir, de forma coesa, o seu posicionamento em todos os pontos de contato com o seu público.


Se você diz que o seu negócio irá facilitar a vida dos seus clientes, tudo deve transmitir exatamente esta promessa, desde a facilidade de acessar o seu website até o momento em que o consumidor abre a embalagem do seu produto. Isso é o que chamamos de Branding.


EU TENHO UM ÓTIMO PRODUTO, NÃO PRECISO INVESTIR NA MARCA


As pessoas compram iPhones porque acreditam ser o melhor smartphone existente no mercado ou porque desejam um Apple iPhone e toda a experiência de comprar e ter um?


As pessoas vestem calças Diesel porque acreditam ser o melhor jeans ou porque se identificam com o que a Diesel representa?


Obviamente, em alguns casos as marcas mais reconhecidas também possuem os melhores produtos. Mas, em um mundo em constante inovação e com cada vez mais competidores, ter um bom produto já não é mais um diferencial e sim um fator crítico de sucesso, algo esperado.


Se o competidor A e o competidor B possuem produtos similares em termos de qualidade e atendem a mesma necessidade, como estas empresas podem conquistar mais market share sem entrar em uma catastrófica guerra de preços? A resposta é simples: investindo na marca e fazendo com que essa marca converse com o seu público, que seja uma marca representativa desse público.


Se a sua marca se conectar com o seu público, as vendas serão uma consequência natural e exigirão menos investimento. Porém, se ela não se conectar, por mais dinheiro que se coloque em ações de marketing ou no desenvolvimento do produto, as vendas não acontecerão ou acontecerão em condições que comprometerão os seus resultados.


CONTRATE PROFISSIONAIS EXPERIENTES E CAPACITADOS


E, assim como não investir na marca é um péssimo negócio, investir pouco ou economizar nesse investimento é tão danoso quanto.


É muito importante buscar o apoio de profissionais que tenham experiência e saibam o que estão fazendo. O desenvolvimento de uma marca é um projeto complexo e de longo prazo. Pedir para o seu sobrinho que está no 2o ano de Design Gráfico criar um logo não é investir na sua marca, não é Branding. E não estou aqui desmerecendo o talento do seu sobrinho, ele apenas não tem a estrutura necessária para esse trabalho. Um projeto de Branding começa com uma etapa prévia de muita pesquisa, de muito entendimento sobre o seu negócio que irá culminar em uma estratégia de marca, que será por sua vez finalmente materializada através do logo, do website, do seu cartão de visita, do layout da loja etc.


O que vejo muitas vezes é o pequeno empresário partir direto para a última etapa: o desenho do logo e demais materiais. Um logo desenhado sem uma estratégia definida é o mesmo que uma moeda sem lastro. Não tem valor, não tem fundamento e sem isso a marca não irá se relacionar com o seu público. Quando se trata da marca, não existe meia medida. Quando falamos de marca, não falamos de um logo bonitinho. Quando falamos de marca, falamos de uma estratégia bem definida que irá guiar o seu desenvolvimento consistente no longo prazo.


O resultado desse desenvolvimento fica evidente no ranking Interbrand mostrado na imagem acima. Lá estão as 100 marcas mais valiosas do mundo. Tomo novamente a Apple como exemplo. A marca Apple vale mais do que 214 bilhões de dólares, o que equivale a quase 835 bilhões de reais e representa 6x o valor de todos os seus ativos tangíveis.


A SUA MARCA É O SEU PRINCIPAL ATIVO


Entenda a marca como o seu principal ativo. Ela é um catalisador dos esforços da empresa, transmitindo ao consumidor a sua visão, a sua missão e os seus valores. Uma marca consistente e bem construída cria a plataforma ideal para o crescimento sustentável do seu negócio.


Muitos estudos demonstram a correlação entre uma marca forte e o desempenho financeiro de uma determinada empresa. Segundo a consultoria McKinsey & Co, empresas que investem consistentemente em Branding apresentam resultados até 20% superiores a empresas que não investem.


Espero ter conseguido mostrar nesse breve post a importância do investimento em Branding, de ter uma marca verdadeiramente pensada.


No próximo post, falaremos sobre o case TheraSkin. Com um trabalho consistente realizado pela Ayala Branding & Design, a marca saltou de pouco menos de 1% para mais de 30% de share of mind.


E aí? Pronto(a) para tornar a sua marca mais valiosa?


A Ayala Branding & Design desenvolve, desde 1993, marcas relevantes e sedutoras, capazes de traduzir a proposta de valor de seus clientes em todos os pontos de contato com o consumidor. Quer saber como nós podemos ajudar a sua marca e a sua empresa a conquistar mais vendas? Entre em contato agora, será um prazer lhe atender.


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